Notícias
BOLETIM INFORMATIVO DO GRUPO DE TRABALHO “ENVELHECIMENTO ATIVO” EM MINAS GERAIS
1 – 25 de outubro: Formalização dos trabalhos para início das ações para o processo de certificação do município mineiro de Ponte Nova como primeira cidade a aderir ao Programa Amiga da Pessoa Idosa. Participou o prefeito Wagner Mol Guimarães, a Diretora de Atenção ao Idoso do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Silvia Costa, a Coordenadora Geral do GEGOP/CLACSO, Simone Martins, e o representante da UFV-MG, Alair Freitas.
BOLETIM DO PROGRAMA DE GRUPOS DE TRABALHO CLACSO:
Divulgação: Pablo A. Vommaro; Equipe de Gestão Acadêmica: Teresa Arteaga, Ángel Dávila, Giovanny Daza, Rodolfo Gómez e Alessandro Lotti.
1- Edição nº 14 do Boletim Nuestra América XXI – Desafíos y Alternativas, do Grupo de Trabalho Clacso/Crises e Economia Mundial. A publicação está aberta à participação dos outros Gts. Envie contribuições para: gteconomiamundial@gmail.com. Acesse ao Boletim clicando aqui.
2 – Comunicamos que se encontra disponível a Agenda de Atividades dos GTs Clacso durante o mês de dezembro de 2017 e janeiro de 2018 na página da Clacso.
3 – Edição n.2 do Boletim SocializARTE elaborado pelo Grupo de Trabalho Clacso/Arte antihegemônico e resistência cultural. Link aqui. A publicação está aberta à participação de outros Gts. Envio de contribuições para: kirenia@fayl.uh.cu
4 – Edição n.1 do Boletim Turismo em Marcha,elaborado pelo Grupo de Trabalho Clacso/Turismo, economia e território. A publicação está aberta à participação de outros Gts. Clique aqui para acessar informações. Envio de contribuições para: ptrabajo@yahoo.com.ar
5 – Edição n.3 do Boletim Huellas, elaborado pelo Grupo de Trabalho Clacso/Latinos en los Estados Unidos. A publicação está aberta à participação de outros Gts. Clique aqui para acessar informações. Envio de contribuições para: niria@casa.co.cu
6 – Edição de acesso aberto para a produção La batalla de las ideas en la comunicación científica, elaborada por Redalyc-Uaem e o Grupo de Trabalho Clacso/Mercadorias comuns e acesso aberto. A Clacso e a Redalyc-Uaem promovem um acesso aberto gerenciado como um bem comum da mesma comunidade científica e acadêmica, sem intermediação comercial. Clique aqui para mais informações.
REGISTRO DE ALGUNS EVENTOS DIVULGADOS NESTE SITE
BRASIL
1 – O Primeiro Encontro Virtual de Membros e Coordenações do GEGOP, no dia 10 de maio. O evento teve o objetivo de reunir diversas coordenações e membros do grupo como forma de dar conhecimento sobre as propostas do grupo, de apresentar quem são seus membros, bem como sobre divulgar e discutir as principais informações. Em menos de 1 ano o GEGOP já conta com mais de 70 membros distribuídos na América Latina, na América Central, na África e Península Ibérica. Para o Segundo Encontro Virtual, com data ainda para ser definida, a experiência do Primeiro Encontro ajudou os membros com relação a preparações técnicas necessárias em termos de dispositivos de rede para melhor aproveitamento da conversa. Algumas fotos do evento estão na página do Grupo no Facebook.
2 – O GEGOP esteve presente no XIII Congreso da Asociación Española de Ciencia Política (AECPA), que aconteceu na Universidad Santiago de Compostela, em Santiago de Compostela (Galicia, España), entre os dias 20 e 22 de setembro.O GEGOP teve um grupo de trabalho próprio, que foi o GT 5.10 “Participación ciudadana y desigualdad en las ciudades”. O GT foi coordenado pelos pesquisadores Patricia Garcia Espín e Ramon Canal Oliveras. Acesse aqui o enfoque do GT.
3 –O GEGOP também marcou presença com o GT 2 “Transparencia y Gobernanza”no II Congreso Internacional Transparência realizado em Madrid, entre 27 a 29 de setembro de 2017.
PERU:
1 – 35 Congreso Internacional de la Asociación de Estudios Latinoamericanos (LASA), entre os dias 29 de abril e 3 de maio, na Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), em Lima. Coloquio CLACSO 50 Años e reflexões sobre o futuro de América Latina. Participaram 31 Grupos de Trabalho e Painéis, mesas redondas, conferências, apresentações de livros e uma homenagem ao sociólogo e teórico político peruano Aníbal Quijano.
2 – Entre 2 e 3 de maio, o fórum público “Nuestra América en el nuevo escenario global: los movimientos sociales frente la ofensiva conservadora, la persistencia extractivista y la crisis del progresismo”, na
Universidad Antonio Ruiz de Montoya y Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima.Participaram os Grupos de Trabalho “Ecologia Política e Corpos, Territórios e Resistências”
3 – Apresentação do livro “Naturaleza colonizada: ecología política y minería en América Latina” y Homenaje a Héctor Alimonda”, no dia 3 de maio no salão Gustavo Mohme, Palácio Legislativo de Lima.
4 – O Grupo de Trabalho “Sistema Penal y cambio social” participou do Seminário internacional “Sistema penal y cambios sociales y políticos en América Latina” que aconteceu nos dias 27 e 28 de abril na Pontificia Universidad Católica del Perú, em Lima.
CHILE:
1 – De 2 a 4 de maio aconteceu o 3 Encontro “Red Iberoamericana Resistencia y Memoria (RIARM)”, na Universidad de Valparaíso, em Valparaíso. Participou o Grupo de Trabalho “Izquierdas latinoamericanas”.
ARGENTINA
1 – O Encontro “Interpelaciones al intelecto público. Métodos co-productivos, instituciones y movimientos sociales” aconteceu no dia 3 de maio na sede do CLACSO, em Buenos Aires. O evento foi co-organizado pelo Grupo de Trabalho “Pensamiento crítico y prácticas emancipatorias”.
2 – Também no dia 4 de maio aconteceu o Encontro “Políticas neoliberales en Argentina hoy: crisis y
desafíos. Diálogos del pensamiento crítico en la Argentina actual”, na Facultad de Ciencias Económicas, Jurídicas y Sociales (UNSL), em Villa Mercedes, San Luis.
3 – As “Jornadas Nacionales” sobre a “Política educativa, sindicalismo y trabajo docente” aconteceu no dia 4 de maio na Facultad de Humanidades, Artes y Ciencias Sociales de la Universidad Autónoma de Entre Ríos, em Entre Ríos. Participou o Grupo de Trabalho “Políticas educativas y derecho a la educación”.
4 – 3° Congreso Internacional de Estudios Urbanos / Urbared-Mundo Urbano, onde foram discutidas questões relativas a situação e as perspectivas do habitar na Argentina e na América Latina, entre os dias 4 e 6 de abril de 2017
BOLSAS 2017
1 – Aberta convocatória de bolsas de estudos da Fundação Carolina para interessados em estudar na Espanha.
2 – Para estudantes de graduação, pós-graduação ou MBA, oportunidade do Programa Orange Tulip Scholarships que oferece anualmente bolsas de estudos para brasileiros na Holanda. Inscrições abertas para o ano letivo de 2017.
REVISTAS/BOLETINS com participação do GEGOP
1 – Série “Gigapp Estudios/Working Papers” e XIII SAAP, VIII Gigapp e XXVII CLAD.
O GEGOP/CLACSO esteve em 2017 presente com painéis e trabalhos no XIII Congresso Nacional de Ciência Política da Sociedade Argentina de Análise Politica (SAAP), em Buenos Aires (Argentina), no XIII Congresso Espanhol de Ciência Política e Administração, em Santiago de Compostela (Galicia), no VIII GIGAPP e no XXII Congresso da CLAD – os dois últimos em Madrid (Espanha).O Gegop apresentou trabalho no GT-2017-11 -Grupo Especial: Espacios deliberativos, Gobernanza y Gestión de Políticas Públicas, http://www.gigapp.org/index.php/congreso/congreso-2017/362-grupos-de-trabajo-aceptados-gigapp2017#GT-2017-11, no GT-2017-32 – Gobernanza y Participación Social en la Administración Pública, http://www.gigapp.org/index.php/congreso/congreso-2017/362-grupos-de-trabajo-aceptados-gigapp2017#GT-2017-32; e no GT-2017-43 – Desenhos institucionais para o controle cidadão e a ação pública na América Latina: uma análise dos espaços de diálogo e decisão na relação Estado, Sociedade e Mercado, http://www.gigapp.org/index.php/congreso/congreso-2017/362-grupos-de-trabajo-aceptados-gigapp2017#GT-2017-43.
O Gegop também publicou de número especial na Revista GIGAPP Working Papers para contemplar o número monográfico do GEGOP-CLACSO sob o título: “Espacios deliberativos, Gobernanza y Gestión de Políticas Públicas”. A referida edição da revista foi composta por papers dos três painéis/GTs, acima mencionados. Clique aqui para ver a publicação!